Meta-analise com participação de professor pesquisador CEMICAMP, Dr. Jose Guilherme Cecatti, foi publicada na revista The Lancet e trouxe resultados importantes sobre indução de parto.
A pesquisa intitulada: Balloon catheters versus vaginal prostaglandins for labour induction (CPI Collaborative): an individual participant data meta-analysis of randomised controlled trials, buscou uma meta-análise de dados para comparar a eficácia e perfis de segurança de dois métodos de indução de parto: cateteres-balão de dilatação do colo do útero e as prostaglandinas vaginais, pois a indução do parto é uma das intervenções obstétricas mais comuns em todo o mundo.
Os resultados mostraram que os cateteres-balão e prostaglandinas vaginais têm taxas de parto por cesariana e perfis de segurança materna comparáveis, mas cateteres-balão levam a menos eventos perinatais adversos.
A pesquisa teve diversos pesquisadores envolvidos, além do Dr. Jose Guilherme Cecatti já mencionado aqui, e foi financiada pela Australian National Health and Medical Research Council and Monash Health Emerging Researcher Fellowship. Confira o trabalho na íntegra abaixo: