Pesquisadores CEMICAMP
Luis Bahamondes
Diretor Presidente do CEMICAMP. Professor emérito da Universidade Estadual de Campinas desde 2023. Professor titular desde 2003 do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Medicina – Universidad Nacional de Córdoba (1971) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1982). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: contracepção, especialmente no tocante a métodos de longa duração (dispositivos intrauterinos e implantes contraceptivos), facilidade de inserção e dor na colocação de contraceptivos intrauterinos, tratamentos de mulheres com sangramento menstrual abundante, gravidez não planejada, densidade mineral óssea, composição corporal e uso de contraceptivos no controle da dor em mulheres com endometriose. (Fonte: Currículo Lattes)
Aníbal Faúndes
Pesquisador Sênior CEMICAMP. Médico ginecologista e obstetra. Professor Titular do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP (aposentado). Professor Colaborador e Pesquisador Emérito UNICAMP. Trabalha na área de violência contra a mulher e mortalidade materna. Possui graduação em Medicina – Universidad de Chile (1955). Por sua produção científica altamente qualificada foi dispensado de fazer Mestrado e Doutorado e foi aceito, através de concurso, como Professor Titular de Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, em Agosto de 1987. Orientou mais de 50 alunos de Doutorado e Mestrado e possui mais de 440 trabalhos publicados em revistas científicas. Atualmente é Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pesquisador Sênior do Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (CEMICAMP) e Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Prevenção do Aborto Inseguro da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reprodução Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, aborto legal, violência sexual. (Fonte: Currículo Lattes)
Ilza Monteiro
Pesquisadora Sênior CEMICAMP. Médica ginecologista e obstetra. Professora Associada do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP (aposentada). Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas em 2008. Atualmente é livre-docente MS-5 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reprodução Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias anticonceptivas, sangramento uterino anormal e receptores endometriais. (Fonte: Currículo Lattes)
Pesquisadores Associados ao CEMICAMP
Maria Yolanda Makuch
Pesquisadora Associada CEMICAMP. Realizou a graduação em Psicologia pela Universidad Catolica de Córdoba (1971), especializou-se em Psicologia Clinica pela Universidad Nacional de Córdoba (1989) na Argentina, mestrado em Saúde Mental (1996) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi de 1977 a 2014 pesquisadora do Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas. Atualmente se desempenha como professora participante da pós-graduação do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas. . (Fonte: Currículo Lattes)
Maria José Duartes Osis
Pesquisadora Associada CEMICAMP. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Antropologia Social pela mesma Universidade (1994) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Medicina de Jundiaí, Departamento de Saúde Coletiva; professora colaboradora voluntária da pós graduação em tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, e professora da Faculdade Teológica Batista de Campinas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento familiar, anticoncepção, aborto, violência contra a mulher, saúde sexual e reprodutiva e questões de gênero; saúde sexual e reprodutiva e religião; bioética, aspectos éticos da investigação científica. (Fonte: Currículo Lattes)
Alessandra Peloggia
Pesquisadora Associada CEMICAMP. Médica ginecologista especialista em endometriose. Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), residência médica na Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na área de Medicina com ênfase em saúde da mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: menopausa, endometriose, anticoncepção e Medicina do estilo de vida. (Fonte: Currículo Lattes)
Pesquisadores Docentes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
José Guilherme Cecatti
Atualmente é Professor Titular de Obstetrícia da Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em tocoginecologia pela universidade estadual de campinas em 1992, mestrado em epidemiologia pela london school of hygiene and tropical medicine da universidade de londres em 1993, livre docência em obstetrícia na unicamp em 2000. Atualmente e professor titular de obstetrícia da universidade estadual de campinas desde junho de 2006. Atua na área de medicina, saúde materno infantil e epidemiologia. (Fonte: Currículo Lattes)
Luiz Francisco Cintra Baccaro
Professor Associado do Departamento de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP. Graduado em Medicina (2003), Residência Médica em Tocoginecologia (2007), Mestre em Tocoginecologia (2010), Doutor em Ciências da Saúde (2013), pós-doutorado (2014) e Livre Docência (2019) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro da Comissão Nacional Especializada em Climatério da FEBRASGO. Membro do Comitê de Climatério e Anticoncepção da SBRH. Produção científica com ênfase em climatério, osteoporose, infertilidade e hemorragias no primeiro trimestre da gravidez. (Fonte: Currículo Lattes)
Maria Laura Costa do Nascimento
Possui graduação (2003) e Residência Médica (2006) pela Universidade Estadual de Campinas, com Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Tocoginecologia, também pela Unicamp. É professora Associada em Obstetrícia na mesma Universidade desde 2019. Realizou pós-doutorado no exterior, na Washington University (2014-2016), em Saint Louis (Missouri-EUA). Após seu retorno, instituiu um Biobanco de placentas no CAISM-Unicamp e tem trabalhado para gerar avanços na pesquisa translacional envolvendo morbidade materna, pré-eclâmpsia e vírus emergentes. É diretora científica da Rede Brasileira de Estudos em Hipertensão na Gravidez (REHG), membro da CNE-Febrasgo em Hipertensão na gestação, representante brasileira na Sociedade Internacional de Hipertensão na Gestação (ISSHP) e coordenadora do programa de Pós-graduação em Tocoginecologia da FCM-Unicamp. (Fonte: Currículo Lattes)
Arlete S. Fernandes
Professora Associada III do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com atuação nas Áreas de Anticoncepção e Violência contra a mulher. Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1984), e Residência Médica no Depto de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia – TEGO (026/90), Mestrado em Ciências Médicas (1994) e Doutorado em Tocoginecologia pela UNICAMP (1999). Professora Titular do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde trabalhou no período de 1987 a 2003. A partir de 2003 iniciou Carreira Docente no Departamento de Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas. Professor Livre Docente desde 2015. Atua na Pós-graduação do Depto Tocoginecologia desde 2007 com orientações de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado nas áreas de Reprodução Humana e de Violência contra a mulher. (Fonte: Currículo Lattes)
Rodolfo Pacagnella
Professor Doutor em dedicação exclusiva do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Tem experiência na área de Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade materna, morbidade materna grave (near miss materno), prevenção da prematuridade, sexualidade e saúde sexual e reprodutiva, interface entre clima e saúde reprodutiva e aplicações de inteligência artificial em obstetrícia. É doutor em Tocoginecologia pela UNICAMP e possui Mestrado em Saúde coletiva pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). É graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1999) e em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (1996). Possui residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo HCRP/USP e especialização em Psicoterapia com enfoque em Sexualidade pelo INPASEX – SP. Atualmente é vice-coordenador da Comissão de Extensão Universitária da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e coordenador do Centro Obstétrico da Maternidade do Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti-Caism/Unicamp. (Fonte: Currículo Lattes)
Profissionais de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Karla Simônia de Pádua
Profissional de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, exercendo suas atividades no CEMICAMP. Doutora em Ciências da Saúde, na área de Saúde Materna e Perinatal (titulo obtido em 2021), pelo departamento de Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Profissional de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas. Publicou 31 artigos em periódicos especializados e 31 trabalhos em anais de eventos. Participou de 5 evento no exterior e 26 no Brasil. Recebeu 3 prêmio e/ou homenagem. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: AIDS, cesárea, cesariana, formulações vaginais, parto normal, produtos vaginais, anticoncepcionais, conhecimento, atitude e prática em saúde, conhecimentos, atitudes e prática e contraceptivos.(Fonte: Currículo Lattes)
Silvana Ferreira Bento
Doutora e Mestre (2010 e 2006) em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Psicanalista Clínica pelo Centro de Formação em Psicanálise de Campinas e pesquisadora no Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp)/Unicamp. Outras atividades: Professora convidada de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp (desde 2002). Co-orientadora de dissertação e tese pelo Programa de Pós-Graduação de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (desde 2020). Revisora de revistas científicas nacionais e internacionais (desde 2011). Revisora de projeto de agência de fomento Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (desde 2020). Especialista em pesquisa qualitativa. Outras atividades realizadas: Relatora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unicamp (2013-2021). Vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa das Ciências Humanas e Sociais da Unicamp (2016-2017). Tem trabalhado nas seguintes linhas de pesquisa com os temas: saúde sexual e reprodutiva, mortalidade materna, prematuridade, violência contra à mulher, sistemas de saúde e ética envolvendo seres humanos. (Fonte: Currículo Lattes)
Vilma Maria Zotareli Prette
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992), especialização em Gestão e Estratégia de Empresas pelo Instituto de Economia da UNICAMP (1996), mestrado (2010) e Doutorado (2019), ambos em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é profissional de administração da Universidade Estadual de Campina, atuando principalmente nos seguintes temas: maternal near miss, violencia sexual, mortalidade materna e violência de gênero.
Equipe Clínica CEMICAMP
Ana Claudia Henrique Marcelino
Médica Pesquisadora e Sub-invistigadora de Pesquisas Clínicas no CEMICAMP. Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Formou-se na residência de Ginecologia e Obstetrícia do CAISM/Universidade Estadual de Campinas (2021). Atualmente Trabalha como médica pesquisadora pelo CEMICAMP/UNICAMP.
Paula da Cunha Pereira
Enfermeira Pesquisadora e Coordenadora de Pesquisas Clínicas no CEMICAMP. Possui bacharelado e licenciatura em Enfermagem (2012-2017) e mestrado em Saúde (2022) na área de Fisiopatologia Ginecológica pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Enfermeira assistente no ambulatório de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).