A contracepção reversível de longa duração (LARC), incluindo dispositivos intrauterinos (DIUs) e o implante de etonogestrel, são alguns dos métodos contraceptivos mais eficazes. No BRASIL temos atualmente:
- MIRENA (DIU de levonorgestrel 52mg, inicialmente aprovado por 5 anos)*
- KYLEENA (DIU de levonorgestrel 19,5mg, inicialmente aprovado por 5 anos)*
- DIU COBRE 380A (inicialmente aprovado por 10 anos)*
- IMPLANON (Implante subdérmico de etonogestrel 68mg (inicialmente aprovado por 3 anos)*
***As aprovações iniciais ou foram atualizadas ou estão em processo de atualização, confira as recomendações abaixo.
Conclusões e Recomendações, as recomendações a seguir são baseadas principalmente em boas evidência científica de qualidade:
- As pacientes devem ser informadas de que a eficácia do DIU MIRENA é mantida por 8 anos.
- As pacientes devem ser informadas de que a eficácia do DIU COBRE 380A é mantida de 10 a 12 anos.
- As pacientes devem ser informadas de que a eficácia do IMPLANON é mantida por 5 anos.
- As pacientes devem ser informadas de que a eficácia com uso prolongado de DIUs e do IMPLANON é independente do peso (IMC). No entanto, dados dados são limitados em pacientes com classe 3 obesidade e acima (IMC > 40), portanto a tomada de decisão compartilhada é necessária para uma ponderação cuidadosa dos riscos e benefícios.
As recomendações a seguir são baseadas principalmente em consenso e opinião de especialistas:
- Para pacientes com mais de 35 anos o DIU COBRE 380A pode ter seu uso prolongado até a menopausa.
- Adolescentes podem fazer uso prolongado de LARCs.
- Pacientes tomando medicamentos indutores de CYP3A4 podem fazer uso prolongado de DIU, porém podem ter a eficácia reduzida ao uso estendido do IMPLANON; portanto a tomada de decisão compartilhada é necessária para uma ponderação cuidadosa dos riscos e benefícios.
O DIU MIRENA é o único método LARC que também é aprovado pela FDA para o tratamento de sangramento menstrual intenso, aprovado por 5 anos para esta indicação. As evidências também apoiam os benefícios do IMPLANON para o tratamento de endometriose e adenomiose, embora não seja aprovado pela FDA para esta indicação.
Há muitas vantagens em estender o uso dos LARCs para benefícios contraceptivos e não contraceptivos. Alguns pacientes podem enfrentar barreiras para acessar os serviços de planejamento familiar (custo, o não fornecimento na rede básica e desejo de reduzir as visitas presenciais ao consultório). Também é considerado que podem existir comorbidades médicas que dificultam a remoção e a substituição.
O uso prolongado dos LARCs pode trazer benefícios para a saúde individual e pública. Vários métodos já foram estendidos além dos prazos originais de aprovação da FDA, demonstrando que o uso prolongado já é um conceito comprovado para LARCs.