Pesquisadores UNICAMP/CEMICAMP São Destaque no 29º Congresso da SOGESP
O 29º Congresso da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) trouxe reconhecimento significativo para os pesquisadores do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Três trabalhos desenvolvidos por pesquisadores UNICAMP/CEMICAMP foram premiados, destacando-se na área de Ginecologia.
1º lugar:
O trabalho "Complicações Relacionadas à Frequência de Higienização dos Pessários Vaginais em Mulheres com Prolapso Genital: Ensaio Clínico Randomizado" (sigla G312) conquistou a posição mais alta na área de Ginecologia. Este estudo, realizado por Cássia Raquel Teatin Juliato, Geovanna Volta Giorgenon, Luiz Gustavo Oliveira Brito e Edilson Benedito de Castro, investigou a relação entre a frequência de higienização dos pessários vaginais e a ocorrência de complicações em mulheres com prolapso genital.
2º lugar:
O estudo "Expressão Gênica Associada a Sangramento Vaginal Desfavorável em Mulheres Usuárias do Implante Anticoncepcional Subdérmico de Etonogestrel: Um Estudo Prospectivo" (sigla G240) também foi amplamente reconhecido, conquistando o 2º lugar. Liderado por Flavia Rocha Torelli e coautoria de Raquel Peres, Ilza Maria Urbano Monteiro, Iscia Terezinha Lopes Cendes, Luis Guillermo Bahamondes e Cássia Raquel Teatin Juliato, o estudo oferece novas perspectivas sobre os mecanismos biológicos relacionados ao sangramento vaginal em usuárias do implante de etonogestrel.
4º lugar:
Outro trabalho premiado foi o "Comparação da Eletroestimulação do Nervo Tibial Unilateral versus Bilateral em Mulheres com Síndrome da Bexiga Hiperativa: Ensaio Clínico Randomizado" (sigla G237), que garantiu o 4º lugar. Desenvolvido por Edilson Benedito de Castro, Cássia Raquel Teatin Juliato, Leticia Martinelli Galhardo, Geovanna Volta Giorgenon, Luiz Gustavo Oliveira Brito e Marina Rótoli da Silva, o estudo comparou a eficácia das abordagens unilaterais e bilaterais de eletroestimulação do nervo tibial para o tratamento da síndrome da bexiga hiperativa.
Essas premiações reforçam o compromisso da UNICAMP com a excelência em pesquisa científica e sua contribuição para o avanço da saúde da mulher.